You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Compromisso com a proteção da vida

Regina Becker, nasceu no dia 9 de novembro de 1957, em Lomba Grande, no município de Novo Hamburgo, mas encontrou seu lar no coração acolhedor de Porto Alegre, onde escolher viver, criar suas memórias e atuar nas causas que defende. Como política, é filiada ao Partido Verde (PV) e tem o reconhecimento por seu trabalho como defensora dos Direitos Animais e do meio ambiente.

Foi primeira-dama de Porto Alegre, casada com o ex-prefeito José Fortunati. Exerceu, ainda, funções públicas como secretária municipal e estadual, e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Gestora

Regina foi a gestora da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), de Porto Alegre, órgão idealizado por ela e criado no governo de José Fortunati, entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2015. Em sua trajetória na Pasta, difundiu a importância de políticas públicas específicas para a proteção e o bem-estar animal e desenvolveu inúmeros projetos que se tornaram referência para vários outros municípios gaúchos e brasileiros, além de colocar a capital do RS no cenário mundial da proteção animal.

Em 2019, Regina foi nomeada pelo governador Eduardo Leite como secretária do Trabalho e Assistência Social e, em 2021, como secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. Atuou como gestora de políticas voltadas às mulheres, crianças e adolescentes, juventude, idosos, pessoas com deficiência, povos originários, população negra, LGBTQIA+. Durante a pandemia mundial implementou ações para atendimento das populações vulneráveis como moradores de rua, indígenas e quilombolas, para a diminuição da fome e insegurança alimentar.

Criou em âmbito governamental o primeiro Departamento dos Direitos Animais. Implantou um programa de castrações inédito no Estado, o Programa Melhores Amigos - Bicho Sente Como Gente.

Mandato

Nas eleições de 2014, foi eleita deputada estadual na 54ª Legislatura (2015 — 2019). Foi a primeira parlamentar a representar a causa animal, defendendo a necessidade da criação de leis de proteção contra os maus-tratos e de defesa do meio ambiente que trouxeram resultados efetivos.

Na Assembleia Legislativa, foi titular nas comissões permanentes de Assuntos Municipais e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo. Coordenou o grupo de trabalho pela elaboração do Código Estadual de Direitos dos Animais, com o objetivo de criar instrumentos legais voltados a amenizar o sofrimento dos animais que são abatidos, principalmente para o consumo humano.

Apresentou 23 projetos de lei e é autora de três leis: Lei nº 14.727, de 24 de agosto de 2015, que Institui a Semana Estadual dos Direitos Animais no Rio Grande do Sul, comemorada anualmente na primeira semana do mês de outubro; Lei nº 15.148, de 5 de abril de 2018, que Institui o Dia Estadual do Protetor de Animais, comemorado anualmente em 4 de abril, em homenagem a Palmira Gobbi; e Lei nº 15.254, de 17 de janeiro de 2019, que Dispõe sobre Animais Comunitários no Estado do Rio Grande do Sul, estabelece normas para seu atendimento e dá outras providências.

Causa Animal

Regina Becker tem história como ativista da causa animal há quase cinco décadas. É uma das mais antigas protetoras do Estado, reconhecida e reverenciada nacional e internacionalmente por seu trabalho incansável e sério pelos animais, por ser uma estudiosa apaixonada pelo assunto, pela capacidade de doação à causa e pelas experiências públicas exitosas, que possibilitaram avanços em relação à temática envolvendo os maus-tratos aos animais e o respeito à vida em todas as suas formas. Trabalha junto à rede de protetores de todo o Estado. Promove palestras e encontros com diversos setores da sociedade para a conscientização de temas relacionados aos animais e ao meio ambiente.

Somos iguais no amor!